As automotoras UTE (Unidades Triplas Elétricas) no serviço de Intercidades da Linha da Beira Baixa têm os dias contados.
Foi há sete anos que estas composições vieram substituir as habituais locomotivas que rebocavam carruagens, mas a partir de 9 de dezembro tudo deve voltar a ser como era antes. A medida surge da necessidade de reforço das linhas entre Tomar e Lisboa, para onde devem ir as automotoras, regressando à Linha da Beira Baixa, Covilhã-Lisboa, as carruagens deste serviço. Em 2011, quando as máquinas e carruagens deixaram de fazer a ligação entre as duas cidades, a CP argumentou que a mudança iria permitir poupar 1,5 milhões de euros por ano. Isto porque as UTE têm menor consumo energético do que as locomotivas 5.600 e não era preciso pagar a manobra da inversão destas máquinas nas estações-terminais (Covilhã e Santa Apolónia). No entanto, o serviço tem sido muito contestado desde então pela falta de conforto e menor rapidez nas ligações. Com o regresso ao equipamento antigo, a viagem será mais rápida, mas apenas no sentido descendente (Covilhã–Lisboa), onde poderá ser encurtada em 22 minutos.