Um novo casaco “smart and safe”, pensado para ser utilizado por técnicos de manutenção das antenas de rádio base, foi premiado na Techtextil, feirã alemã de têxteis, a decorrer de 14 a 17 de maio em Frankfurt. O E.caption 2.0, desenvolvido pela investigadora da UBI Caroline Loss, com a colaboração do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, recebeu o Techtextil Innovation Award na categoria Nova Aplicação. Este é um casaco «demonstrador do conceito de recolha de energia eletromagnética através de antenas têxteis.», segundo a Universidade da Beira Interior.
A peça serve como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), tendo sido desenvolvido para alertar o técnico que faz a manutenção das torres de telecomunicações, sobre a exposição ao nível de radiação, através de uma luz LED que acende se a radiação electromagnética captada estiver acima dos níveis permitidos por lei.
Caroline Loss, bolseira de doutoramento em Engenharia Têxtil na UBI e responsável pelo desenvolvimento do projeto, explicou ao Jornal Têxtil que «Quando é preciso fazer reparações nestas antenas, o corrente é deitar abaixo o sinal para proteger os técnicos, mas isso deixará de ser necessário com o uso do E-caption 2.0, uma vez que este casaco tem uma camada de condutores que bloqueiam as radiações», explica a investigadora.
A UBI foi uma das três organizações portuguesas premiadas neste certame da área têxtil, além da Penedo/Sedacor e Tintex, num total de sete Techtextil Innovations Awards atribuídos. Dos quatro prémios restantes, três foram arrecadados por instituições alemãs e um por um consórcio belga-germano-dinamarquês.