O Hospital Sousa Martins da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda faz parte, a partir desta segunda-feira, do grupo de cinco hospitais nacionais referência de “segunda linha” para a contenção da infeção pelo COVID-19.
Até agora estavam apenas ativados como hospitais de referência para os casos de coronavírus o Curry Cabral e o Dona Estefânia, em Lisboa, e o São João, no Porto. Além destas três unidades, passam agora a estar disponíveis para o estudo de casos suspeitos e tratamento dos infectados, os hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, Santo António no Porto, o Hospital Pediátrico de Coimbra e o Hospital Sousa Martins, na Guarda.
A unidade guardense foi indicada «atendendo às condições adequadas de instalações, equipamentos existentes no denominado Pavilhão Novo, à capacitação do seu Laboratório de Patologia Clínica e ao reconhecimento da competência técnica e profissionalismo dos seus recursos humanos», adianta a administração hospitalar. O Sousa Martins disponibiliza 16 quartos de isolamento e mobilizou uma equipa multidisciplinar que será coordenada pelo diretor do Serviço de Pneumologia.
A ULS da Guarda solicita, entretanto, a todos os utentes que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos e que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma unidade de saúde se informem junto da Linha de Saúde 24 através do 808 24 24 24.