Com um mês de festa, a Guarda quer ser a «capital regional dos santos populares», anunciou Sérgio Costa, presidente do município, esta quinta-feira, na apresentação do programa dos “Santos da Guarda”.
De 8 a 21 de junho há bailaricos, sardinha assada e caldo de grão em 14 bairros da cidade mais alta, realizando-se a festa de encerramento na Praça do Município entre os dias 23 e 25 com marchas populares, gastronomia, artesanato, concertos, a exposição das bonecas dos santos populares e o concurso do caldo de grão. Este ano, onze bairros vão disputar a “concha prateada” para o melhor caldo de grau da Guarda.
Já a feira anual de S. João realiza-se no dia 24, na zona de estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz, local onde será feita a recriação histórica da atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda pelo rei D. Afonso III, em 25 de março de 1255. Um momento encenado pela Associação Hereditas.
A festa dos santos populares começa dia 8, no Bairro de São Domingos. Segundo Sérgio Costa, presidente do município, esta edição é «a mais participada de sempre, com 14 bairros, mais dois que no ano passado, o que mostra que toda a cidade está empenhada em celebrar os santos populares». Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.