Até ao atear do fogo do madeiro, na Praça Luís de Camões, no “coração” da Guarda, há animação para os mais novos e para os mais velhos.
Até ao dia de Natal, na segunda-feira, a cidade mais alta é também a “Cidade Natal” com uma árvore de Natal gigante, o carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo e os sabores tradicionais no Mercadinho de Natal, além de animação de rua.
Direcionado para as famílias, mas especialmente para os mais novos, por estes dias a Praça Velha recebe também animação com personagens divertidas ligadas ao imaginário infantil nesta quadra e vários momentos musicais. De recordar que no Jardim José de Lemos as árvores ganharam outra cor com os trabalhos das Instituição Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas de primeiro ciclo e jardins de infância do concelho, que foram desafiadas a criar decorações a partir do tema “Raízes de Natal – Cenografias Urbanas”. Na tarde de domingo, antes da Consoada, o madeiro volta a ser ponto de encontro dos guardenses e a arder, a partir das 16 horas, num momento animado pelo grupo musical “Jingle Band”.