A operação “Censos Sénior 2023” da GNR arranca este domingo e realiza-se durante o mês de outubro em todo o país para sensibilizar a população mais idosa para a adoção de comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.
A ação tem início no Dia Internacional do Idoso, que hoje se assinala, e mobiliza cerca de 400 militares das secções de prevenção criminal e policiamento comunitário da GNR, que vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, bem como aqueles que vivem sozinhos ou isolados.
A GNR considera que «continua a ser fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet».
No ano passado, foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e isolados ou em situação de vulnerabilidade devido à sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. Vila Real foi o distrito onde foram sinalizados mais idosos com 5.353, seguido da Guarda com 5.243, Viseu com 3.586, Faro com 3.527, Bragança com 3.411 e Beja com 3.346.