Sociedade

Funcionários do tribunal pedem mais contratações e mais valorização

Img 2116
Escrito por Sofia Pereira

Os funcionários judiciais estiveram em plenário esta terça-feira contra a «o congelamento de promoções, a integração do suplemento que já foi aprovado na Assembleia da República e não há tutela, pedimos um regime de aposentação especial… Somos obrigados a trabalhar fora de horas sem que ser remunerados. Não é justo trabalharmos e não sermos valorizados», explicou a O INTERIOR, Maria José, funcionária do Tribunal da Guarda e coordenadora da comarca do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).

Para além destes, os funcionários reunidos em frente ao tribunal guardense reivindicavam a «contratação de mais funcionários». A Coordenadora dos Sindicatos dos Funcionários Judiciais explicou que os profissionais ao serviço estão com uma idade «entre os 55 e os 60 e daqui a alguns anos muitos deles vão reformar-se». Segundo Maria José, os concursos para os tribunais «estão congelados» e o estatuto «não é revisto desde 1999».

Entre os funcionários presentes nas manifestações, Ana afirmou que «somos cada vez menos e o trabalho só aumenta», e por outro lado Madalena explicou a O INTERIOR que se deve à «falta de vontade da administração em abrir concursos e criar meios para formação de novos profissionais». Para além disso, João Rodrigues, funcionário judicial, contou que «a classe está envelhecida e as novas tecnologias dificultaram o trabalho. Há mais de 10 anos que não contratam profissionais… e as pessoas vão-se saturando».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply