Sociedade

Faleceu Henrique Vilhena Pereira da Silva, o “médico de Almeida”

Escrito por Luís Martins

Faleceu Henrique Vilhena Pereira da Silva, popularmente conhecido por “médico de Almeida”.  O clínico tinha 78 anos e era atualmente deputado pelo movimento independente na Assembleia Municipal de Almeida.

Natural da vila raiana, Henrique Vilhena Pereira da Silva viveu e cresceu em Vila Fernando (Guarda), onde o seu pai tinha consultório médico e de onde era natural. Licenciou-se em Medicina em Coimbra, tendo-se especializado em ortopedia e traumatologia. Foi candidato, pelo CDS, às primeiras eleições legislativas de 1976 e liderou o partido em Coimbra entre 1999 e 2000, tendo sido também deputado municipal.

Henrique Vilhena Pereira da Silva foi chefe do serviço de Ortopedia 1 mulheres do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e rumou depois a São Tomé e Príncipe, numa comissão de serviço ao abrigo da “Cooperação Portuguesa” de seis meses. Contudo, o médico acabou por ficar seis anos, período em que foi diretor clínico do Hospital Ayres de Menezes até à sua aposentação.

Em Almeida, aos fins de semana, dava consultas gratuitas de ortopedia e aconselhava as pessoas que o procuravam no antigo consultório médico do seu avô Chegão. Henrique Vilhena Pereira da Silva deixa mulher, quatro filhos, nove netos e uma bisneta.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply