Este ano não há exames para o 9º ano e os alunos do ensino secundário apenas vão realizar as provas de ingresso ao ensino superior.
A informação foi anunciada esta quinta-feira pelo Ministério da Educação. «O decreto-lei, aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, estabelece: o cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9º ano”, pode ler-se na nota divulgada ontem à noite, que acrescenta ainda que «os alunos que terminam o ensino secundário com a classificação interna, isto é, não fazem exames para conclusão e certificação» e que estes se devem inscrever «apenas as provas de ingresso que pretendem».
Já relativamente ao ensino profissional e ao artístico, esclarece ainda o ministério, são admitidas «provas de Aptidão Profissional e Artística à distância, em caso de necessidade, e a prática simulada». Segundo a tutela, «para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas, essencial para o planeamento de futuras medidas, realiza-se um estudo amostral, para o qual se prevê a utilização dos instrumentos de aferição nas datas previstas».