A Sword Health, uma empresa de génese portuguesa pretende oferecer ao Governo uma solução de Inteligência Artificial para retirar técnicos do atendimento de emergência (INEM) para dar resposta às solicitações dos utentes em tempo útil. O diretor da Sword Health, Virgílio Bento, natural da Guarda, já recebeu um convite da ministra da Saúde para uma reunião. «Nenhum humano percebe que está uma máquina a falar», refere Virgílio Bento. O guardense, fundador e CEO da empresa, sublinhou numa publicação nas redes sociais que «oito horas sem ninguém a atender as chamadas do 112, que resultaram em 10 mortes é uma crise que nos devia forçar a mudar a forma como estamos a efetuar a orientação de doentes urgentes. Não podemos estar a depender do serviço mais crítico do país num modelo que não é fiável, elástico ou confiável». Virgílio Bento refere ainda que na Sword Health «desenvolvemos uma solução de inteligência artificial que conseguiu reduzir o tempo de espera dos nossos pacientes para 1 segundo, independentemente se estiverem a ocorrer 10 chamadas ou 100,000 ao mesmo tempo. Um sistema que não falha e que cuja capacidade não diminuiu se a necessidade aumenta em 10 vezes. Tínhamos todo o prazer em disponibilizar esta tecnologia sem custos ao INEM para resolver a crise atual e garantir que não há nem mais uma morte por causa deste drama», salientou.