Sociedade

Duas equipas da Guarda na fase nacional do F1 in School

Dsc08384
Escrito por Efigénia Marques

A Fast One e a Marct Racing, ambas da Secundária Afonso de Albuquerque, vão lutar, em Coimbra, nos dias 28 e 29, por um lugar na final mundial da competição

Duas equipas de alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque passaram à fase nacional da competição F1 in School (Fórmula 1 na Escola). São do terceiro ciclo e têm entre 9 e 19 anos. Fast One e Marct Racing é o nome com que estão a participar na prova.
Cada equipa constrói um carro de Fórmula 1 em miniatura e é esse objeto que os representa na competição. Além da corrida propriamente dita, há outros aspetos a ter em conta. Carlos Xavier, membro da Fast One, explica que têm de trabalhar também nas áreas do «marketing, publicidade, engenharia, desenho 3D, modelação 3D, entre outras». O trabalho é feito em conjunto, acrescenta Letícia Nascimento, segundo a qual «todos contribuíram para a construção do carro». A aluna garante que este é um evento «competitivo» porque a equipa queria muito «passar à fase nacional». Da Marct Racing, António Castro assume que «não tinha noção das dificuldades que o projeto carregava», no entanto, confessa ser, ao mesmo tempo, «desafiante» e um «projeto agradável de se fazer».
A fase nacional já está a ser preparada. Beatriz Martins, da Fast One, adianta que a equipa vai «trabalhar para atingir os objetivos que pretendemos». No entanto, por ser o primeiro ano em que a escola Afonso de Albuquerque participa, «será muito difícil» vencer. Apesar disso, a aluna espera «tirar alguma experiência da situação». Pelo contrário, Manuel Cerca, da Marct Racing, afirma haver «grandes possibilidades de fazer excelentes tempos», pois na fase regional descobriram que o carro era «muito competitivo». Por isso, desde que cumpram «todos os regulamentos, conseguiremos representar Portugal na fase mundial do F1 in School», acredita.
O “F1 in School” está enquadrado no projeto “Pensa Indústria”, coordenado pela Alexandrina Candeias, que levou esta iniciativa até ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Questionada quanto às suas expectativas, a professora de Física e Química sublinha que o objetivo «é aprender». Este foi o primeiro ano em que a escola guardense participou na iniciativa. Para Vítor Matos, professor acompanhante dos alunos, «o concurso foi um sucesso e já todos pensam no próximo ano, uma vez que a adesão foi muito positiva». O docente, tal como a professora Alexandrina Candeias, espera que este «não seja um projeto de um ano e que a escola abrace a iniciativa».
Para a próxima corrida a expetativa é alta. A fase nacional do F1 in School realiza-se nos dias 28 e 29 deste mês, em Coimbra. Os vencedores vão representar Portugal na fase mundial da competição.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply