Sociedade

Distrito da Guarda vai ter mais 121 vagas gratuitas em creches

Creche
Escrito por Efigénia Marques

Numa sessão presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em Fátima, foram celebrados novos contratos para a criação de 121 lugares gratuitos em creches nos concelhos de Fornos de Algodres, Guarda e Manteigas.
A criação destes novos lugares resulta da aprovação de três candidaturas, apresentadas pelo setor social e/ou municípios do distrito da Guarda, no âmbito do Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais do PRR, e representa um investimento total na ordem dos 550 mil euros, dos quais mais 462 mil euros são investimento público. «O investimento nas creches e na gratuitidade é o mais transformador, mas também com mais retorno que podemos ter. Sentimos orgulho coletivo por construirmos em conjunto esta capacidade de resposta para as crianças terem a mesma igualdade de oportunidades», afirmou Ana Mendes Godinho durante a cerimónia.
O programa “Creche Feliz” permite que todas as crianças do 1º e 2º escalões de rendimento familiar (independentemente da data de nascimento) e todas as que nasceram após 1 de setembro de 2021 (de qualquer escalão de rendimento) frequentem gratuitamente as creches. Em abril de 2023 a iniciativa assegurava a frequência gratuita a 1.049 crianças do distrito da Guarda, sendo Seia (165) e Guarda (391) os concelhos com mais crianças a usufruir deste apoio. Em Fátima, foram celebrados contratos para mais 8.337 lugares na resposta social creche, que resultaram de 153 candidaturas para a construção de novos equipamentos, mas também para a reconversão de instalações de respostas de pré-escolar inactivas, num investimento total da ordem dos 72 milhões de euros, dos quais 25 milhões são investimento público.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply