Sociedade

Direção de Finanças da Guarda tem o melhor desempenho no país

Finanças
Escrito por Efigénia Marques

A Direção de Finanças da Guarda foi a que teve um melhor desempenho, em 2021, segundo o relatório de atividades da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), disponível no Portal das Finanças e divulgado na semana passada pelo “Expresso”.
Ao todo, existem 21 direções de finanças cujo trabalho foi escrutinado de acordo com o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) da AT, definido no âmbito do sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP). Em termos de cumprimento dos objetivos operacionais, com os melhores resultados, surge, então, em primeiro lugar a Direção de Finanças da Guarda, seguida das direções de Leiria e de Castelo Branco. O Porto ocupa o sexto lugar da tabela, enquanto Lisboa surge em 17º.
O QUAR para 2021 integrou cinco objetivos e 20 indicadores, incluindo os objetivos comuns de gestão dos serviços públicos, que aferiram a eficácia, eficiência e a qualidade dos vários serviços do fisco.
Os objetivos operacionais traçados para o ano passado foram facilitar o cumprimento voluntário; reforçar o combate à fraude e evasão; reduzir os tempos de resposta aos cidadãos e empresas; disponibilizar serviços e informação orientados para o contribuinte; e inovar na organização e no relacionamento com o contribuinte.
O grau de realização dos objetivos inscritos nos QUAR das direções de Finanças apresentou uma taxa média global de 115,9 por cento, não se verificando, em nenhuma direção, níveis de execução inferiores a 100 por cento, o que revela um bom nível de cumprimento. Também as 15 alfândegas existentes no país superaram os 100 por cento de execução, com uma taxa média global de 116 por cento.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply