Covid-19

Governo antecipa para dia de Natal início da semana de contenção e anuncia «medidas preventivas» para travar variante da Ómicron

Escrito por Luís Martins
A semana de contenção foi antecipada para 25 de dezembro, dia de Natal, data em que também entram em vigor (a partir das 0 horas) as medidas previstas para a semana de 2 a 9 de janeiro, como o teletrabalho obrigatório, encerramento de creches e ATL’s, bem como de bares e discotecas. Já os testes gratuitos passam a ser seis em cada mês, em vez de quatro.

A decisão acaba de ser anunciada pelo primeiro-ministro, num “briefing” a decorrer no Palácio da Ajuda, em Lisboa, após a reunião do Conselho de Ministros desta terça-feira. O Governo decretou também medidas específicas para os dias 24, 25  e 31 de dezembro, e para 1 de janeiro, nos quais será obrigatório teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano e proibidos ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

António Costa disse tratar-se de «medidas preventivas» para evitar o alastrar da Covid-19 em Portugal. A partir de dia 25 passa igualmente a ser obrigatório teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local, para cerimónias como casamentos e batizados, para eventos empresariais, para espetáculos culturais, para entrar em todos os recintos desportivos (independentemente da taxa de ocupação, salvo indicação contrária da DGS — até agora era só para mais de 5 mil espectadores em espaço aberto ou mil em espaço fechado).

A lotação de espaços comerciais é reduzida para uma pessoa por cada cinco metros quadrados. «A situação está a piorar», sublinhou o primeiro-ministro, baseando-se nas projeções do Instituto Ricardo Jorge que prevê que no final do ano Ómicron, a nova variante, signifique 90 por cento dos infetados.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply