Covid-19

Especialistas defendem aceleração do reforço de vacinação contra a Covid-19, aumento da testagem e regresso das máscaras

Escrito por Luís Martins

Os especialistas recomendam a vacinação como medida principal contra a nova vaga da Covid-19 em Portugal e defendem sobretudo a aceleração do processo de reforço massivo, bem como a manutenção das estratégias eficazes do passado — equipas de proximidade, contacto telefónico personalizado com quem falta ao agendamento da vacina.

Esta sexta-feira, na reunião no Infarmed a testagem foi considerada outro eixo importante  para travar a progressão da infeção, sendo que «deve ser desmistificada, voluntária e gratuita, também entre vacinados». A testagem deve também regressar em força para grupos vulneráveis, pessoas que contactam com cidadãos não vacinados e em situações de maior aglomeração/ concentração de pessoas.

Os especialistas consideram ainda necessário aumentar «a cultura do autoteste», que deve ser de recurso «fácil e gratuito». Em relação ao certificado digital, é proposta a inclusão do resultado de um teste nas últimas 24 horas para contextos interiores e sem máscara. Foi igualmente proposto o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados, o teletrabalho sempre que possível, o distanciamento físico, com definição de número máximo de pessoas por metro quadrado.

Nos lares, deve haver identificação do risco, promoção de medidas de prevenção individual, do certificado e testagem regular para funcionários e visitas e promoção de medidas de controlo da infeção.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply