Os especialistas propuseram esta sexta-feira a manutenção da atual matriz de risco, do uso de máscara obrigatório e do controlo de fronteiras para combater a pandemia da Covid-19 em Portugal.
As recomendações foram apresentadas na reunião realizada esta manhã no Infarmed para avaliação da situação epidemiológica no nosso país. Raquel Duarte, da ARS Norte e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, adiantou que a estratégia terá vários patamares de risco, mas a recomendação é a de manter a metodologia vigente. «É preciso garantir estabilidade e previsibilidade», afirmou a responsável.
Os peritos aconselham uma «particular atenção» às fronteiras, vigiando sobretudo os países de onde proveem variantes. «Devemos estar atentos, sobretudo nas fronteiras terrestres», alertou Raquel Duarte.
A médica chamou também a atenção para o «cansaço» que a população poderá apresentar na implementação das medidas e regras para travar a pandemia, «um risco» que deve ser combatido através de uma comunicação vocacionada para «reenergizar o comportamento preventivo» dos portugueses.