Sociedade

Congresso na UBI analisa ligação entre jornalismo e dispositivos móveis

Escrito por Luís Martins

A Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe o 4º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis – #JDM2018, que nesta segunda e terça-feira vai reunir vários especialistas internacionais para analisar o universo das notícias e os efeitos do uso constante de smartphones ou tablets na sua divulgação e produção. O encontro científico acontece na Faculdade de Artes e Letras.

O evento bienal é o único a realizar-se em Portugal sobre o tema e abrange as mais recentes tendências da produção e consumo de informação jornalística, que prometem continuar a mudar o funcionamento das empresas e dos profissionais do sector. São disso exemplo temas como a realidade aumentada, o recurso a aplicações – Whatsapp ou Instagram – e os conceitos de transmedia e crossmedia, entre muitos outros. Tudo visto à luz de experiências concretas desenvolvidas em países como Brasil, Espanha e Estados Unidos e, obviamente, Portugal.

Estão programadas três conferências e quatro mesas de debate com Eva Dominguez, que estará na conferência de abertura do #JDM2018, esta manhã, e é responsável pelo projeto NUSHU, indicado pelo HundrED como uma das 100 inovações educativas mais inspiradoras do mundo. A investigadora apresenta o tema “¿Periodismo aumentado? Los retos narrativos de las tecnologías inmersivas?”. A fechar Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão), jornalista e diretor do Departamento de Comunicação da UFM na área de Jornalismo em Redes Digitais, aborda “Sistemas Imersivos e Realidade Virtual no Jornalismo” (dia 20, 15h45).

Na Conferência “Ponto de Vista dos Jornalistas” (dia 20, 14 horas) participam Nuno Patrício (RTP), jornalista multimédia no site da RTP Notícias – Informação e Formador RTP na área de social media; Ivo Neto (Jornal de Notícias), responsável pelas redes sociais do JN e especialista em assuntos relacionados com tecnologia; e Miguel Soares (Antena 1), editor e coordenador de informação da Antena 1 (RTP) nas redes sociais.

O congresso é uma iniciativa da Faculdade de Artes e Letras e do Labcom.IFP, com o apoio do Banco Santander.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply