Sociedade

Comunilog é a melhor empresa do interior para trabalhar

312991736 8284799108258050 755128632170492478 N
Escrito por Efigénia Marques

Em três anos, a empresa de formação profissional passou das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal para 18ª

A Comunilog é a 18ª melhor empresa para trabalhar em Portugal, segundo a revista “Exame”. A empresa sediada na Guarda dedica-se à formação profissional e é a única do interior do país classificada nesta lista.
Nuno Silva, gestor da Comunilog, explica que «a primeira vez que nos candidatamos fizemo-lo porque já tínhamos tomado algumas medidas e acabámos por ficar nas 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal».
Em três anos, a Comunilog subiu nesta lista para ser uma das 25 melhores, ocupando em 2022 a 18ª posição. O responsável realça o papel dos colaboradores nesta distinção, revelando que «todos os anos mudamos de plano de carreira, fazemos a gestão de talento e financiamos o ginásio, por exemplo. Temos também seguros de vida e seguros de saúde, custeamos a manicure das nossas colaboradoras, damos incentivos no aniversário e prémios monetários ao longo do ano».
Para além dos colaboradores, Nuno Silva destaca ainda a «ligação com os fornecedores e principalmente com a comunidade – onde temos uma intervenção muito forte, com muitos programas e projetos de responsabilidade social». Os contributos da Comunilog, «quer financeiros, quer logísticos», são «muito importantes para entendermos que não devemos estar no mercado só pela lógica do dinheiro, mas sim pelo contributo que podemos dar à sociedade. Isso é fantástico para nós», sublinha o gestor. Na sua opinião, «o essencial não é a classificação, mas o bem-estar dos colaboradores da empresa». Nuno Silva dá mesmo a receita: «Temos de olhar para o colaborador como uma fonte de crescimento da empresa. Como “mais um” para nos ajudar. Alguém que pode contribuir para a melhoria do sistema», afirma.
E deixa também o aviso, dizendo que «quem não fizer mudanças anuais em função do sentimento e talento, potenciando as pessoas em áreas que elas querem ganhar mais conhecimento, está condenado ao insucesso. Há muita coisa que vai mudar o paradigma do trabalho em Portugal». Na Comunilog há trabalhadores entre os 18 e 87 anos. Para o gestor, este reconhecimento da revista “Exame” «é todo deles. É graças ao contributo que têm dado ao longo destes anos que chegamos a este patamar». Quanto à classificação, Nuno Silva reforça o lugar conseguido pela Comunilog, dizendo que «estamos a concorrer contra as maiores empresas de Portugal e estamos nas 20 melhores. Não temos os mesmos recursos financeiros que os outros, mas temos uma vontade férrea de fazer, sermos criativos e não o fazemos para ganhar um prémio. É quase como uma recompensa do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos», conclui.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply