A extensão da Guarda do Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), angariou 17.363,18 euros durante a iniciativa “Outubro Rosa” realizada no concelho e que envolveu ações de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Estes fundos vão reverter a favor do doente oncológico e seus familiares/cuidadores. A Liga faz um balanço «bastante positivo» das ações realizadas, que suscitaram «uma grande mobilização da comunidade local, através de atividades de exercício físico (passeios, caminhadas…), realizadas de modo individual ou em pequenos grupos, ações de sensibilização sobre a temática do cancro da mama, disponibilização de materiais informativos e de promoção da campanha».
Para a Liga, «é de primordial importância a colaboração e envolvimento das comunidades locais, entidades privadas e públicas, no combate a uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo». Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, estima-se que mais de 7.000 portuguesas tenham sido diagnosticadas com cancro da mama. Nesse ano morreram 1.800 mulheres por esta doença.
«O cancro da mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90 por cento. A melhor resposta é a prevenção», sublinha a Liga.