Sociedade

Campanha “Cinto-me Vivo” arranca terça-feira

Escrito por Luís Martins

Para sensibilizar a população para os perigos da não utilização do cinto de segurança e de outros dispositivos de proteção, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP iniciam esta terça-feira mais uma edição da campanha “Cinto-me Vivo”.
«Segundo os estudos, numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor de 70 quilos sem cinto de segurança pode sofrer um impacto equivalente a uma queda de um terceiro andar. Já o uso correto de capacete por parte de um motociclista reduz em 40 por cento o risco de morte em caso de acidente e a utilização adequada de cadeirinhas infantis pode diminuir em 60 por cento o risco de lesões graves nas crianças», adiantam os promotores.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF), a campanha continua até dia 7, sendo a quarta das 11 campanhas de sensibilização e fiscalização previstas para este ano. Até ao final de 2025 serão realizadas outras ações focadas na velocidade, álcool, uso do telemóvel e segurança em motociclos, de acordo com as diretrizes europeias.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply