Sociedade

Caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos” juntou centenas de pessoas na Guarda

Img 1519
Escrito por Carina Fernandes

No âmbito do “Outubro Rosa”, centenas de pessoas juntaram-se na Guarda para a 13ª edição da caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A iniciativa que decorreu este sábado começou na Alameda de Santo André e terminou na Praça Velha. Ao longo do percurso sobreviventes de cancro da mama transportaram uma faixa «para sensibilizar que apesar de ter uma incidência tão grande [cancro da mama], mas não é um diagnóstico de morte», explicou Natália Amaral, secretária-geral da Direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

As iniciativas do “Outubro Rosa” pretendem «chamar à atenção para a necessidade de prevenção do cancro da mama e para o diagnóstico precoce da doença». Em Portugal «temos 7 mil novos casos por ano e temos 1.800 mortes», lamentou a responsável, que defende que cada vez mais o diagnostico precoce «ajuda na cura».

A caminhada realizou-se em simultâneo em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Leiria, Viseu e Guarda. Em toda a região Centro a iniciativa juntou cerca de 15 mil pessoas.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply