Sociedade

Câmara da Guarda investe 750 mil euros para instalar Comando Sub-regional da Proteção Civil

Escrito por Luís Martins

A Câmara da Guarda vai investir 750 mil euros na remodelação e adaptação do antigo edifício da Associação Comercial para acolher o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.

O contrato de consignação da obra foi assinado esta sexta-feira pela autarquia e a empresa Conway, que vai iniciar os trabalhos de reabilitação do imóvel situado no centro histórico da cidade.

Concluídas as obras, o imóvel será depois arrendado pela autarquia à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pelo período mínimo de 20 anos, sendo que a transferência dos serviços vai ocorrer após o término do próximo DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

A saída do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das atuais instalações, na Rua António Sérgio, na antiga residência feminina da Gulbenkian, vai permitir a construção de uma nova residência de estudantes, com 128 camas, para o Instituto Politécnico da Guarda. A empreitada será da responsabilidade do município e vai envolver um investimento da ordem dos 4,5 milhões de euros.

«É muito importante podermos dar estas novas instalações e excelentes condições de trabalho para o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil. Mas é também muito importante para a revitalização do nosso centro histórico porque iremos colocar aqui profissionais a trabalhar e muitas pessoas irão afluir diariamente a este espaço», disse Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda.

Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply