Sociedade

Bispos portugueses pedem perdão às vítimas de abusos na Igreja

Escrito por Luís Martins

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou esta quinta-feira, em nome da Igreja, «um profundo, sincero e humilde pedido de perdão» às vítimas de abusos em ambiente eclesial.

«Hoje, aqui na Cova da Iria, em Fátima, na conclusão de uma Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunimo-nos, os bispos e todos os cristãos que quiseram e puderam, para celebrar a Eucaristia, tendo especialmente presente as pessoas que foram vítimas de abusos sexuais, de poder e consciência na Igreja», afirmou o prelado no início da celebração.

Segundo José Ornelas, esta cerimónia é feita em «sentido de penitência humilde, de solidariedade e proximidade cristã com aquelas e aqueles que sofreram e sofrem, vítimas de comportamentos completamente iníquos, cruéis e manipuladores, por vezes disfarçados de atenção, afeto e até de motivação religiosa».

«Como Igreja que somos assumimos a dor, a perturbação e a revolta dessas pessoas, tanto das que tiveram a coragem dolorosa de reagir e denunciar, como daquelas que se calam, ainda na incapacidade de falar dessa realidade que lhes barrou o caminho de uma vida mais feliz», afirmou o também bispo de Leiria-Fátima.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply