Sociedade

Beiras e Serra da Estrela defende aeroporto em Santarém

Airplane 4974678 1280
Escrito por Efigénia Marques

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) defende Santarém como «escolha ideal» para implantar o novo aeroporto internacional.
Em comunicado, a entidade presidida por Luís Tadeu esclareceu que esta posição conta com o apoio de todos os presidentes dos municípios que fazem parte da CIMBSE. Numa recente reunião do Conselho Intermunicipal foi tomada «uma posição unânime por parte dos autarcas», que expressaram «total apoio à construção do aeroporto internacional em Santarém, justificada por um conjunto de vantagens». Essas vantagens são «a sua localização geográfica, as acessibilidades, ou seja, a sua proximidade de importantes vias rodoviárias e ferroviárias, garantindo uma maior mobilidade, melhoria do tempo médio de acesso dos passageiros ao aeroporto, a proximidade da Região Transfronteiriça [entre Portugal e Espanha], bem como um potencial turístico e [de] desenvolvimento económico», justifica a CIMBSE.
Na referida reunião, realizada a 9 de maio, «estiveram presentes os representantes do projeto “Magellan 500”, que apresentaram e explicaram aos 15 presidentes dos municípios o modelo de conceção e implementação do aeroporto internacional em Santarém». «Esta posição do Conselho Intermunicipal da CIMBSE está em articulação e sintonia com a declaração conjunta das CIM da Região de Leiria, da Região do Médio Tejo, da Região da Beira Baixa e da Região de Coimbra, manifestada e publicada nos meios de comunicação social, reconhecendo a importância estratégica de contar com um aeroporto internacional que sirva como porta de entrada para o nosso país e que promova o desenvolvimento económico, turístico e social de todos os municípios envolvidos», sublinha o organismo constituído pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply