Sociedade

Autarquia da Covilhã aprova aceitação de competências na saúde e educação

PS, Esgalhado e Silva pedem novo regimento na Câmara da Covilhã
Escrito por Jornal O Interior

Foi aprovada por maioria a aceitação de competências na área da saúde e da educação na última reunião do executivo da Câmara da Covilhã, decorrida na passada quinta-feira. Houve apenas um voto contra, do vereador Adolfo Mesquita Nunes, do CDS que considera que o envelope financeiro é «insuficiente».
Foi assim aprovada a «antecipação das competências» para este ano, de forma a que até janeiro de 2021, altura em que será obrigatório assumir a descentralização, «nos entrosarmos e ver quais as dificuldades e facilidades que vamos encontrar», explicou o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira. O edil sublinhou ainda que sendo esta uma fase de transição, estão ainda em análise os aspetos financeiros relativos à transferência de competências garantindo salvaguardar «o essencial», nomeadamente pagamento de funcionários e as verbas para a manutenção e conservação de edifícios. Apesar disso o autarca covilhanense sublinhou que «grandes obras estruturais que possam ser necessárias continuarão a ser da responsabilidade do governo».
Na Assembleia Municipal, que decorreu na sexta-feira, foram ainda aprovadas as contas consolidadas do concelho, apesar da ausência do CDS e PSD na sessão.
As restantes bancadas da oposição votaram aqui contra, criticando a ausência do relatório e contas das restantes empresas do perímetro empresarial municipal.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply