Sociedade

Aprovados 4,5 milhões de euros para criar mais 128 camas para estudantes do IPG

Residencias
Escrito por Efigénia Marques

O presidente da Câmara da Guarda também esteve na tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAG. Sérgio Costa aproveitou a ocasião para comentar a aprovação da reabilitação de uma «residência de estudantes com 128 camas, num investimento total de cerca de 4,5 milhões de euros».
O empreendimento diz respeito à antiga residência feminina da Gulbenkian, na Rua António Sérgio, que vai ser readaptada para o efeito após a saída do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). «Esta obra é um compromisso que assumimos com os jovens que vêm estudar para a Guarda e vai ser uma mais-valia não só para a formação dos alunos, mas também para a atratividade de pessoas para a nossa cidade», afirmou o autarca. Há muito que a falta de alojamento estudantil se tem revelado um entrave ao crescimento do IPG, pelo que esta nova residência «será uma resposta concreta às necessidades crescentes dos estudantes, proporcionando condições de habitabilidade dignas, modernas, acessíveis e essenciais para o bem-estar e sucesso», sublinhou Sérgio Costa.
A residência em causa foi aprovada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no âmbito da segunda fase do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). E por falar em habitação acessível, Sérgio Costa realçou que o município celebrou um acordo de colaboração com a CIM Beiras e Serra da Estrela e IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para projetos de habitação a custos acessíveis candidatados ao PRR. «As candidaturas apresentadas pela Câmara da Guarda representam cerca de 300 novos fogos habitacionais na cidade, mas até agora apenas temos a aprovação de 26 fogos cujo projeto está a ser concluído», revelou o autarca independente.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply