Decorreu, na semana passada, em Belmonte a apresentação dos vários planos de fogo controlado dos formandos de um curso promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
A formação foi realizada no âmbito do projeto BioFrontera II – BIN SAL, financiado pelo programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP) e desenvolvido entre a AMCB, a Diputacion de Salamanca e a Fundação Natureza y Homem, com diversas atividades na zona raiana. A formação de cerca de 120 horas, entre teóricas e práticas, permitirá credenciar 18 técnicos locais com a capacidade de prescrição de ações de fogo controlado para prevenção de incêndios florestais na região das Beiras e Serra da Estrela. «A AMCB tenta desta forma dar resposta às necessidades dos agentes locais e capacitar os municípios, nomeadamente os técnicos das autarquias, para a prescrição de fogo controlado», refere a associação.
Recorde-se que o fogo controlado é uma ferramenta da silvicultura preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos.