Sociedade

Alunos da Afonso de Albuquerque falam com astronauta

Whatsapp Image 2022 06 14 At 12.14.10
Escrito por Efigénia Marques

Esta terça-feira, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, na Guarda, tiveram a oportunidade de questionar a astronauta italiana Samantha Cristoretti, «que está a bordo da Estação Espacial Internacional, há cerca de dois meses, e é líder da missão Minerva», segundo Alina Louro, responsável do Clube de Ciência Viva da Escola Afonso de Albuquerque.
Através desta conferência, com o tema “Microgravidade”, os alunos puderam perceber, em tempo real, «como é viver no espaço», disse a professora. A atividade surgiu de um convite feito à docente e a ideia era «lançar o desafio aos alunos para elaborarem perguntas direcionadas a uma astronauta que está no espaço». Alina Louro conta que, logo de seguida, apareceram «imensas questões» que foram, posteriormente, selecionadas «pela Agência Espacial Europeia (ESA), coordenadora do evento». A astronauta Samantha Cristoretti está a estudar «os efeitos da microgravidade em situações distintas, desde o comportamento do azeite extra virgem ao funcionamento do sistema reprodutivo feminino, passando pelo desenvolvimento e demonstração de novas tecnologias», segundo o comunicado da organização.
Na conferência participaram alunos do Luxemburgo, Itália e Portugal. Da Secundária Afonso de Albuquerque viajaram para Lisboa Constança Baía, Francisco Soeiro, Diogo Silva e Isaac Prazeres, todos do 7º ano da escola guardense. A eles juntaram-se estudantes de Camarate (Loures), do Agrupamento Pedro Eanes Lobato (Seixal) e da Secundária de Gondomar. A conversa decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e a “In-flight Call” com a astronauta realizou-se via online. O Clube de Ciência Viva da Afonso Albuquerque nasceu em 1998 e tem desenvolvido trabalho no âmbito do espaço e da física. Os quatro alunos da Guarda vão contar o seu testemunho e experiência nesta conferência na próxima edição de O INTERIOR.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply