Sociedade

Aluna da UBI vence Prémio de Arquitetura Luiz Conceição

Escrito por Luís Martins

Helena Baltasar dos Santos, aluna do mestrado integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu o Prémio de Arquitetura Luiz Conceição, com o projeto “Espaço para o Adeus às Obras, Morille, Espanha”.

Este trabalho resultou de um intercâmbio realizado em abril de 2023, em que 70 estudantes de Arquitetura da UBI se deslocaram à Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valladolid. Alunos de 1º ano da UBI e do 4º ano da ETSAVA desenvolveram, em registo de atelier vertical, um exercício sobre um mesmo espaço subordinado ao tema “Espaço para o Adeus às Obras”.

O desafio consistiu em propor uma intervenção «em sintonia» com o Cemitério de Arte em Morille (Salamanca), criado pelos artistas espanhóis Domingo Sánchez Blanco (1955-) e Javier Utray (1945-2008) e cujo propósito é «o soterramento de peças de reconhecido valor artístico e/ou vinculadas ao âmbito da arte de vanguarda, partindo da ideia que o próprio soterramento não é mais importante que o processo de enterrar», adianta a UBI.

Helena Baltasar dos Santos apresentou um espaço para acolher o momento simbólico do “último adeus” às obras a soterrar, num trabalho desenvolvido em colaboração com o Ayuntamiento de Morille. Sara Pinto, Maria Cavaleiro e Carolina Azevedo (1º ano) e Letícia Marie Mendes (3º ano) – com dois trabalhos – foram outras estudantes da UBI finalistas do Prémio de Arquitetura Luiz Conceição, que é promovido pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com o intuito de homenagear o arquiteto e professor e, simultaneamente, distinguir trabalhos de alunos do 1º ciclo de estudos em Arquitetura, inscritos em instituições de ensino nacionais e internacionais.

De acordo com a UBI, a equipa da disciplina Projeto do 1º ano de Aquitetura integrou os docentes Rita Ochoa, João Sequeira, Miriam Ruiz Íñigo e Pedro Isaac Brandão, enquanto a de Projeto do 3º ano foi formada pelos docentes Jorge Marum, Pedro Gadanho e Rogério Galante.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply