A ADoT (Associação Desenvolver o Talento) apresentou o livro “Caminhos de Excelência – Direito à Diferença”, de António Nabais Caldeira, uma obra que celebra os 25 anos em defesa dos portadores de capacidades de excelência e talentos superiores, através do polo da Guarda da APCS.
A sessão decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e reuniu associados, jovens, famílias, parceiros e a comunidade local. A presidente da direção da ADoT, Goretti Nabais Caldeira, destacou o significado do livro como um testemunho vivo da trajetória da associação. «É mais do que uma celebração do passado, é um compromisso com o futuro. Ele reflete as histórias de jovens que superaram desafios, abraçaram oportunidades e se tornaram exemplos de como o talento, quando reconhecido e apoiado, pode transformar vidas», afirmou. Presente na iniciativa, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, entregou à associação uma medalha que simboliza o agradecimento do município pela «dedicação e empenho com que orgulhosamente acompanham e incentivam os jovens sobredotados, uma missão admirável e desafiante».
O livro reúne histórias reais de jovens apoiados pela associação, relatando as suas experiências em atividades de enriquecimento como robótica, programação, artes, visitas culturais e outros projetos inovadores promovidos ao longo dos anos. Além disso, a obra reforça a importância de respeitar e valorizar a singularidade de cada indivíduo, destacando o impacto positivo de uma abordagem inclusiva e humanizada no desenvolvimento do potencial juvenil.