Sociedade

854 vagas no IPG no regime geral de acesso ao ensino superior

Ipg
Escrito por ointerior

Politécnico da Guarda vai ter curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais com 25 vagas em 2025/2026

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai poder receber até 854 alunos, em regime geral de acesso, nos vários cursos disponíveis no próximo ano letivo. São menos três vagas que as abertas este ano, quando o IPG recebeu 857 novos alunos.
Segundo a listagem vagas disponibilizada pela tutela, das 26 licenciaturas existentes no Politécnico a que terá mais vagas no próximo ano letivo é Enfermagem com 90 lugares. Segue-se Engenharia Informática com 72 vagas, a licenciatura de Gestão reserva 60 lugares, o curso de Gestão de Recursos Humanos vai poder receber até 52 alunos, Desporto vai ter 51 vagas e Comunicação Multimédia pode receber até 50 alunos. Nos restantes, destaque para Educação Básica (44), Comunicação e Relações Públicas (42), Farmácia (35), Ciência de Dados e Inteligência Artificial (35), Mecânica e Informática Industrial (34), Marketing (34), Contabilidade (30), Desporto, Condição Física, Saúde (28), Biotecnologia Medicinal (25), Design de Equipamentos (24 vagas).
Com 20 vagas estão as licenciaturas de Gestão Hoteleira, Ciências Biomédicas Laborais, Educação Social e Gerontológica e ainda Animação Sociocultural. Abaixo das 20 vagas estão os cursos de Energia e Ambiente, com 14 lugares disponíveis, e ainda Restauração e Catering, e Turismo e Lazer, ambos com 12 vagas cada. Os cursos menos requisitados e que apresentam menos vagas de acesso na Guarda são Engenharia Topográfica, Engenharia Civil e Gestão do Turismo e da Hospitalidade, em Seia, cada um com 10 vagas para o próximo ano letivo.
No total há 854 vagas em regime geral de acesso no Instituto Politécnico da Guarda. São menos três lugares que no ano anterior, quando tinham sido disponibilizadas 857 vagas. Além desta fase geral, há também o concurso especial de acesso ao ensino superior que permite a candidatura ao IPG de estudantes internacionais, ou que vêm do ensino profissional, maiores de 23 anos e também os CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais). Contabilizando a totalidade destas vagas, há a possibilidade do IPG receber 1.120 estudantes no próximo ano letivo, segundo adianta Joaquim Brigas, presidente do Politécnico, que recorda que «deixou de existir a possibilidade de irmos até 30 por cento além do total de vagas».
Por outro lado, o responsável adianta a O INTERIOR que no próximo ano letivo vai estrear, na Escola Superior de Saúde, uma nova licenciatura, Ciências Biomédicas Laboratoriais, com 25 vagas. Joaquim Brigas realça que o PG tem conseguido «cativar mais alunos», apesar de ter «diminuído os estudantes internacionais, nomeadamente oriundos dos PALOP». Isto porque a instituição tem «descentralizado a oferta formativa, nomeadamente com CTeSP em concelhos afastados, como é exemplo de Vila Nova de Foz Côa», lembra o presidente do Instituto guardense.
Já no Politécnico de Castelo Branco há 1.075 vagas para o próximo ano letivo, mais 29 que no anterior. Os cursos com mais lugares disponíveis são Engenharia Informática (90 vagas), Serviço Social (61) e Design e Comunicação Audiovisual (65). Enfermagem conta com 54 vagas, assim como Desporto e Atividade Física. Seguem-se Gestão (45), Design de Interiores e Equipamento (45), Solicitadoria (45), Design de Moda e Têxtil (44), Enfermagem Veterinária (43), Gestão Comercial (40), Educação Básica (42), Música, variante de Instrumento (38), Fisioterapia (35), Secretariado (35), Informática e Multimédia (35), Ciências Biomédicas Laboratoriais (32), Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações (30), Engenharia das Energias Renováveis (30).
As licenciaturas com menos vagas disponíveis são Fisiologia Clínica (26), Turismo (25), assim como Administração Pública, Imagem Médica e Radioterapia (24), Engenharia Civil com 20 vagas, assim como Agronomia e Engenharia e Proteção Civil. Resta ainda a licenciatura de Biotecnologia Alimentar com 18 vagas, Engenharia e Gestão Industrial com 15 lugares, Música, Variante Eletrónica e Produção Musical com 12 vagas disponíveis no próximo ano letivo. Música, variante de Formação Musical, Direção Coral e Instrumental vai ter quatro vagas e Música, variante de Canto com três vagas.
Contas feitas, no próximo ano letivo 3.476 novos estudantes podem vir estudar para os Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco ou para a Universidade da Beira Interior.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply