Sociedade

84 por cento dos portugueses vão fazer compras de Natal nas lojas físicas

Compras
Escrito por Efigénia Marques

Este Natal, de acordo com o estudo Observador Cetelem, 84 por cento dos portugueses inquiridos vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86 por cento).
Já 53 por cento dos inquiridos tenciona fazer igualmente compras nas lojas online – mais 36 pontos percentuais que no ano anterior –, sobretudo os jovens dos 18 aos 34 anos (62 por cento), enquanto 4 por cento menciona a venda direta ou por catálogo. Relativamente aos estabelecimentos físicos, os portugueses demonstram igual preferência pelas lojas nas grandes superfícies/ centros comerciais (71 por cento; -14 por cento face a 2021) e pelos super e hipermercados (70 por cento; +16 por cento). Metade dos entrevistados (51 por cento; +20 por cento) tenciona também dirigir-se às grandes superfícies especializadas para realizar as suas compras e 45 por cento vão optar por lojas de comércio local/tradicional (+14 por cento). Cerca de 1 em cada 4 comprarão também em feiras e mercados de Natal.
A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73 por cento) procuram mais os centros comerciais para fazer as suas compras. Os residentes do Centro do país optam mais pelos super e hipermercados (72 por cento). Já a Norte, além destas opções, os inquiridos darão maior preferência por comprar nas lojas de comércio local (48 por cento).
Dos 53 por cento dos inquiridos que vão optar por fazer algumas das suas compras de Natal online, 63 por cento revelam que vão fazê-las em sites agregadores ou “marketplaces” de lojas em Portugal – mais 31 pontos percentuais face a 2021; 58 por cento em sites das marcas; e 52 por cento em sites agregadores ou “marketplaces” sem lojas físicas em Portugal. Nestas compras, os inquiridos revelam que pretendem gastar em média cerca de 135 euros, mais 20 euros do que no ano anterior.
O inquérito quantitativo “Observador Cetelem Natal 2022” foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ e teve como “target” indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e 74 anos, residentes em Portugal continental. O estudo consistiu em entrevistas de autopreenchimento online, tendo sido feitas 1.000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95 por cento. O trabalho de campo decorreu entre 9 a 15 de Novembro de 2022.
A Cetelem é a entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas.

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Efigénia Marques

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