Sociedade

700 jovens chegam à Guarda e vão ficar em famílias de acolhimento

Sete Mil Mjs Min
Escrito por Efigénia Marques

Esta quarta-feira chegam à Guarda 700 jovens de várias nacionalidades na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de agosto.
Os jovens vindos da Holanda, França, Equador, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Moçambique, Filipinas, Polónia e Brasil vão ser recebidos numa “Festa de Acolhimento” no Parque da Cidade da Guarda. O padre Rafael Neves, do Comité Organizador Diocesano da Guarda, adianta que depois da cerimónia de receção os jovens serão encaminhados para os vários arciprestados da Diocese onde vão ficar com «famílias que se disponibilizaram para os receber durante cinco dias». No total, há cerca de «300 famílias» dispostas a acolher os jovens participantes da JMJ. Cada uma ficará responsável por garantir «um metro quadrado de chão para dormir, pequeno-almoço e higiene pessoal», sendo que cada família acolherá entre «dois a três jovens».
O padre Rafael Neves adianta que «as famílias não querem só isto. Estamos num país e numa região que sabe receber e acolher bem e notamos que as famílias estão entusiasmadas em preparar atividades e o transporte para os jovens e há uma grande generosidade e disponibilidade por parte dos portugueses». Durante a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, os jovens que hoje chegam à cidade mais alta vão realizar atividades e «trocar experiências de vida», o que pode ser «benéfico» tanto para «quem vem, como para as famílias que os vão acolher».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply