Sociedade

7 mitos para “descodificar” a área de programação

Alex
Escrito por Efigénia Marques

Muitos mitos sobre profissões na programação e desenvolvimento de software são frequentemente difundidos por pessoas que não estão familiarizadas com o setor. Para piorar a situação, estas crenças têm por vezes o poder de frustrar os planos de alguém que tenciona seguir uma carreira como programador ou simplesmente adicionar mais uma formação ao seu currículo.

Vamos assim desvendar alguns conceitos errados comuns sobre programação e dissipá-los para poder ter uma ideia mais clara deste setor.

Para codificar, é preciso ser um génio

A verdade é que qualquer pessoa pode aprender a codificar se estiver motivada e preparada para a dedicação de qualquer formação. Além disso, a programação é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer um.

Pode compreender o que faz um computador realizar uma tarefa utilizando a codificação, sendo uma linguagem com vocabulário e gramática próprios.

A aprendizagem de linguagens de codificação pode inicialmente parecer difícil e intimidante. Mas as linguagens de programação que existem foram atualmente feitas para serem racionais e simples de compreender.

Claro que não basta conhecer para se tornar um programador de sucesso; é preciso antes empenho, criatividade, e capacidade de pensar criticamente. Caso esteja a pensar começar uma formação nesta área, pode iniciar um curso de programação grátis.

Programação é aborrecido

Este mito não poderia estar mais longe da verdade, pois é exatamente o oposto. Onde quer que haja tecnologia, o código também pode ser encontrado.

Construir websites é apenas uma das muitas coisas que se consegue através da programação.

A esta lista pode incluir a criação de vídeo jogos, desenvolvimento de equipamento e tecnologias médicas, a invenção de tecnologia informática utilizada em automóveis e aviões, e a exploração do espaço. E a lista continua.

Construir algo de valioso é o princípio da programação. Pode entrar em praticamente qualquer indústria que lhe interesse, se aprender a codificar.

Existe uma idade para aprender programação

Nunca é tarde demais para aprender programação. A procura de pessoas com qualificações de programação aumenta. Desde ferramentas online, cursos de programação grátis, e vários bootcamps de programação e web developing instruem pessoas de todas as idades a programar.

Muitos estudantes não têm nenhuma experiência em programação, mas ao fazerem o esforço necessário, têm sucesso na sala de aula, e podem seguir carreiras na tecnologia web.

Não importa a idade que tenha, há sempre novas competências a aprender, porque a tecnologia está em constante mudança.

Deve ser bom a matemática

É uma perceção errada, mas comum de que a programação requer fortes conhecimentos de matemática. No entanto, desenvolver código tem tudo a ver com escrever código, não com fórmulas.

Só são necessários os fundamentos da matemática que se aprendeu na escola. Um campo que requer uma compreensão adicional é o desenvolvimento de jogos, como a física e a trigonometria. No entanto, existem plugins e estruturas que podem ser utilizados para resolver estas questões matemáticas, mesmo na criação de jogos.

A aprendizagem termina quando se domina uma linguagem de programação

Isto é totalmente falso. A programação está em constante mudança, por isso mesmo quando se assume que se dominou uma linguagem de código, há sempre mais a aprender sobre ela.

Por isso, assim que uma linguagem de código é atualizada, terá de aprender tudo de novo.

A aprendizagem nunca acaba, e manter-se atualizado sobre as melhores práticas é crucial; caso contrário, arriscamo-nos a conhecer software antiquado que já não é utilizado.

Uma linguagem de código é superior às outras

É comum que os criadores afirmem que uma linguagem de programação seja superior a outra, mas isto é falso. Cada linguagem tem uma determinada função e funciona de forma ligeiramente diferente, mas resume-se à preferência.

Não seria justo sugerir que uma linguagem é melhor que outra só porque é mais fácil de trabalhar ou mais adequada para uma determinada tarefa.

Tem de frequentar a faculdade para aprender programação

Em muitas circunstâncias, a obtenção de um diploma de uma universidade vale a pena. Mas pode aprender programação a partir do conforto da sua casa utilizando uma variedade de cursos online, como, por exemplo, um curso de programação grátis, entre outros que pode encontrar na Wild Code School.

Uma abordagem produtiva para aprender a codificar é através da programação em bootcamps ou cursos de programação. Pode aprender a codificar numa questão de semanas ou meses, em vez de esperar anos para terminar o seu curso numa universidade. Vai conseguir na mesma mergulhar no ambiente de aprendizagem de programação, dando-lhe um avanço na sua carreira.

Agora que desvendámos os mitos mais populares do setor da programação, esperamos que a sua visão deste setor tenha ficado mais esclarecida. E caso estivesse na dúvida em dar o próximo passo na sua formação na área da programação, se sinta mais confiante.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply