Publicidade Sociedade

4 formas de quebrar a rotina e combater o stress quotidiano

1
Escrito por Efigénia Marques

Com o surgimento da pandemia muitos de nós dedicámos mais tempo a pensar nas nossas vidas durante o isolamento social. Alcançar a sua vida de sonho pode ser uma tarefa difícil. Porém, com a motivação e a inspiração certas pode alcançar um nível de vida que lhe traga tranquilidade e felicidade.

Ao invés de sentir que deve dar uma volta de 180 graus na sua vida, existem pequenas ações ou alterações às rotinas que fazem toda a diferença na sua vida. Neste artigo apresentamos quatro sugestões simples que ajudarão a desfrutar da vida no pós-pandemia.

Socialize algum tempo por semana

Esta sugestão pode soar a banalidade, ou até a algo monótono, mas é a base para uma vida feliz.

Se reservar algum do seu tempo, especialmente se o fizer sempre no mesmo horário e dia da semana, poderá tornar a socialização num dos poucos hábitos que nunca quebra. Quanto à socialização pode desfrutar de atividades ao ar livre. Se ainda prefere algum resguardo, pode desfrutar de jogos como o Monopólio, Snooker ou das diferentes variantes da roleta com os seus amigos. Pode ainda estipular que uma vez por mês faz uma atividade nova e diferente com os seus amigos ou familiares, para enriquecer os momentos de convívio. Por fim, a questão que se impõe: o agendamento é importante? Sim, ao estipular um horário torna-se mais fácil quebrar a rotina doméstica em favor de um momento de descontração.

Crie uma poupança para diversão

Férias, jantar fora ou embarcar em aventuras proporcionam-lhe sempre um momento de satisfação. Então, porque não fazê-lo regularmente? Idealize uma forma de gerar uma poupança que lhe permita efetuar uma dessas atividades periodicamente. Naturalmente a periodicidade com que utiliza a sua poupança depende da sua capacidade financeira e da sua autodisciplina.

Uma forma de poupança muito popular é escolher uma moeda ou nota para poupar. Supondo que a escolha recai numa nota de 5€, então sempre que chegar a casa ao fim do dia verifique se tem alguma nota de 5€ na carteira – em caso afirmativo, separe a nota e junte à sua poupança.

Por fim, estipule um valor ou uma data em que vai utilizar as suas poupanças para se divertir.

Estipule alguns horários sem o seu smartphone

Cada vez mais a sociedade apresenta sintomas de dependência dos dispositivos eletrónicos, em particular dos smartphones. Esta dependência é cada vez mais transversal às várias gerações – as crianças têm acesso a este tipo de dispositivos cada vez mais cedo.

Abdicar do uso do telefone num determinado horário após terminar as suas tarefas domésticas é uma ótima forma de se desligar do mundo e relaxar. Aproveite a faça algo saudável nesse período, por exemplo, uma caminhada. Verá que ficar a par dos acontecimentos na manhã seguinte não é mau de todo, nem tampouco o fim do mundo.

Cozinhe em família

Cozinhar em família é uma ótima forma de aproximar os seus familiares mais próximos, então por que não fazer disso um hábito? Ao cozinhar em família em algumas das refeições semanais, pode transformar uma tarefa doméstica numa experiência familiar, além de proporcionar uma experiência pedagógica aos seus filhos. Discutir novos pratos e comprar os ingredientes em família é uma forma de estimular as atividades familiares. Depois de adquirir o hábito, nunca mais vai querer perdê-lo, com certeza!

Pensamentos finais

Existem muitas formas de quebrar as suas rotinas e descontrair. Não subestime a importância de um momento de diversão e relaxamento na sua saúde mental. Se sente que a sua rotina lhe pesa nos ombros, comece por implementar mudanças suaves e procure envolver os seus entes queridos. Reservar um dia por semana (ou por mês) para sair com amigos ou colegas de trabalho é igualmente importante e revitalizador.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento