Sociedade

115 doentes tratados na Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS da Guarda

Escrito por Efigénia Marques

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Sousa Martins, na Guarda, prestou cuidados a 115 doentes no seu primeiro ano de atividade, assinalado na passada quinta-feira.
Neste período, destes doentes, 110 já tiveram alta. «Foram percorridos 24.075 quilómetros e efetuaram-se mais de 1.100 visitas aos doentes», revelou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda em comunicado enviado a O INTERIOR. A UHD tem uma lotação de cinco doentes e conta com uma equipa médica e de enfermagem que está disponível 24 horas por dia. «Está acessível a doentes cujo domicílio se situe, preferencialmente, no raio de 8 quilómetros em relação ao Hospital Sousa Martins para garantir segurança e rápido tempo de resposta», adiantou a ULS, segundo a qual esta unidade apresenta «elevadas taxas de satisfação» de doentes e familiares.
O objetivo deste serviço é garantir «o internamento no conforto de casa do doente, com prestação de cuidados, rigor e segurança clínica idênticos ao internamento convencional». A equipa multidisciplinar associada ao projeto conta também com apoio dos serviços farmacêuticos, de nutrição, social e de psicologia da ULS. Entre os critérios de seleção dos doentes a seguir pela UHD está a existência de condições sociais mínimas nas residências.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply