Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, também vai concorrer à presidência da comissão executiva da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal. É o segundo autarca do distrito a candidatar-se ao cargo depois de Rui Ventura, edil de Pinhel, ter manifestado disponibilidade para suceder a Raul Almeida, falecido em dezembro.
A candidatura de Luís Tadeu foi anunciada na segunda-feira. «Vou avançar porque vários colegas me incentivaram e me disseram que eu seria a pessoa capaz para assumir este cargo. Face aos apoios que me foram manifestados, decidi avançar este fim de semana e estou a formalizar agora a minha candidatura», disse o também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela a O INTERIOR. O autarca gouveense vai ter como adversário o também social-democrata Rui Ventura, que ainda não formalizou a candidatura. «Até podem aparecer mais candidatos, é normal, natural. Serão os associados com direito de voto que vão ter de escolher porque só estamos a candidatar-nos a um ato eleitoral, nada mais», sustentou. De resto, a Assembleia-Geral eletiva do Turismo Centro de Portugal está agendada para 27 de março e «só nessa altura os associados vão expressar a sua opinião e ficaremos a saber qual dos candidatos foi escolhido», acrescentou.
Luís Tadeu já não pode recandidatar-se à autarquia por ter atingido o limite de mandatos, tal como Rui Ventura em Pinhel. Se for eleito na Entidade Regional de Turismo, o social-democrata propõe-se «reforçar e valorizar» o Centro de Portugal como «destino turístico de excelência», numa região com «cem concelhos, vários núcleos de atratividade turística, uma dinâmica de incremento de captação de fluxos, mercados e investimentos», lê-se numa nota da Câmara de Gouveia enviada a O INTERIOR. No mesmo documento, o edil considera que o turismo é «uma das principais alavancas de desenvolvimento regional que deve ser reforçado com uma aliança estratégica entre os agentes turísticos, autarquias e a captação de mais investimento». E sublinha: «O Centro de Portugal possui as melhores condições para reforçar o turismo nacional. A região oferece diversificação e autenticidade. Em complementaridade com os destinos turísticos nacionais consolidados, o Centro de Portugal possui uma grande margem de crescimento que é necessário potenciar e fomentar».
O candidato assume-se ainda como «um construtor de pontes capaz de articular vontades, unir parceiros públicos e privados para investir, lançar novos projetos e fomentar operações de “incoming” que reforcem a captação de fluxos turísticos e a abertura de novos mercados». O candidato admite também que, “apenas com diálogo, compromisso e uma visão estratégica partilhada será possível manter o rumo de crescimento turístico da região e fomentar o caminho para um turismo mais sustentável, com mais inovação numa era digital». Advogado de formação, Luís Tadeu é presidente da Câmara de Gouveia há 12 anos e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) há seis. É também vice-presidente da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha e vogal do Conselho de Administração da APdSE, EIM. S.A. – Águas Públicas da Serra da Estrela.
Luís Tadeu é candidato à presidência da Turismo do Centro
Também o social-democrata Rui Ventura, edil de Pinhel, vai concorrer à sucessão de Raul Almeida, falecido em dezembro