Já começou na Guarda o I Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Física e Química que junta mais de 180 participantes. Este encontro é o primeiro momento formativo proposto pelo centro de formação CF_APPFQ, que pretende facilitar a comunicação e a partilha de experiências entre os professores de Física e de Química.
Nesta iniciativa que decorre durante o fim de semana na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, a organização pretende fomentar os momentos formativos em ambientes informais em vários locais, como por exemplo nos Passadiços do Mondego e em museus. Haverá a partilha de experiências e boas práticas, mostrando o trabalho que se faz nas escolas de todo o país.
O programa privilegia o formato de oficina como modelo formativo, onde cada docente poderá frequentar três oficinas do seu interesse, de entre mais de uma dezena de propostas.
Para além das Palestras haverá um Astroconvívio/Observação Astronómica, sessões de Georreferenciação, Mostra de projetos, Stands de exposição e momentos lúdicos e culturais.
O encontro engloba uma homenagem ao antigo professor universitário e investigador Pinto Peixoto, climatologista de renome mundial e natural do distrito da Guarda.