Sem categoria Sociedade

Adoção de animais subiu com “dia aberto” do Canil Municipal da Guarda

Escrito por Catarina Reino

O “dia aberto” do Canil/Gatil Municipal da Guarda decorreu este sábado no âmbito do dia internacional do animal abandonado. Durante o dia foram diversas as atividades feitas no canil, nomeadamente uma demonstração cinotécnica da GNR, visitas guiadas, ações de sensibilização, e foram também disponibilizados os animais que podem ser adotados, cães e gatos.

José Manuel Nunes, médico veterinário no Canil Municipal da Guarda, faz um balanço «muito positivo do evento» que, para o responsável, é de «muita importância para mostrar o trabalho feito pelo Canil da Guarda». Neste momento o Canil/Gatil da Guarda acolhe um total de 91 animais, e tem «uma taxa de adoção muito significativa», como refere José Manuel Nunes. Só neste “dia aberto” houve cerca de dez inscrições para adoção, sendo que cada uma delas vai ser avaliada para, depois de aprovada, o animal ser entregue vacinado, esterilizado, desparasitado e com identificação eletrónica.

Neste “dia aberto” foram ainda entregues dez abrigos para gatos de rua, no âmbito do projeto CED (capturar, esterilizar e devolver à comunidade) para que se possam cuidar dos gatos que vivem na rua e evitar que se reproduzam. Cecília Amaro, vereadora na Câmara da Guarda, com o pelouro de Sanidade e Higiene Veterinária, foi uma das responsáveis pelo projeto. A vereadora assume que «o objetivo é alargar estas colónias a todas as freguesias da Guarda».

Os abrigos já existiam na Guarda, um junto ao bairro das Covas e outra na Póvoa do Mileu e, desta vez, foram entregues à “Associação Guardense de Proteção Animal – A Casota”, à “Qoasmi – Associação Protetora dos Animais da Guarda”, e à junta de freguesia da Arrifana.

 

Sobre o autor

Catarina Reino

Leave a Reply