Região

Voo inaugural do primeiro avião elétrico certificado acontece hoje em Viseu

Pipistrel Velis Electro 9992
Escrito por Sofia Pereira

A partir das 11h30 desta quarta-feira vai arrancar no Aeródromo Municipal de Viseu o Velis Electo – o primeiro e único avião 100 por cento elétrico certificado na Europa. Falamos num aparelho, desenvolvido pela Pipistrel, totalmente elétrico e alimentado por duas baterias de lítio refrigeradas a água, com uma autonomia de voo de 50 minutos.

Este avião, o único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency, é um «marco significativo na transição para uma aviação mais sustentável e com menor impacto ambiental».

A IFA (International Flight Academy) opera em Viseu desde 2019 com academias de pilotos, e representa o Velis Electro em Portugal. A empresa pretende instalar uma frota de aviões elétricos no Aeródromo viseense. Segundo o diretor-geral da empresa, José Madeira, a IFA tem contribuído com «mais de 400 mil euros para a Câmara de Viseu, entre taxas, combustíveis e arrendamentos, pelo que o contributo indireto na economia local ronda os «1,5 milhões de euros».

«Se, com o atual sistema de baterias, o Velis Electro já permite cumprir todos os requisitos necessários para as aulas de formação, em breve estamos convictos de que ganharão ainda maior autonomia em termos de tempo de voo, com todas as vantagens ambientais daí decorrentes», desabafa Fernando Madeira, que, juntamente com o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, vai estar na cerimónia inaugural do voo do Velis Electro.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply