A eurocidade “Porta da Europa”, formada por Vilar Formoso e Almeida (Portugal) e Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo (Espanha), já foi constituída por escritura pública e tem sede em Vilar Formoso.
A formalidade foi cumprida no passado 17 de fevereiro, nos Paços do Concelho de Almeida, anunciou em comunicado a autarquia raiana. Segundo a nota, o novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) tem , entre outros objetivos, «trabalhar em propostas conjuntas que promovam a atividade económica, a criação de emprego e a luta contra o despovoamento na sua área, garantindo a coesão económica e social».
A eurocidade “Porta da Europa” também pretende «estabelecer mecanismos de gestão e valorização do território» e «implementar medidas que eliminem ou minimizem os custos de contexto que penalizam as empresas e os cidadãos do território». O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) “Porta da Europa” integrou recentemente a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT).