Região

Vale do Côa e Siega Verde lançam projeto Paleoarte

Escrito por Jornal O Interior

A Fundação Côa Parque e a Junta de Castela de Leão lançaram o projeto Paleoarte, dotado de 1,4 milhões de euros, para promover a investigação e divulgação da arte rupestre do Vale do Côa e Siega Verde.
Outras das pretensões dos promotores é partilhar conhecimentos e experiências, sistematizar toda a informação recolhida ao longo das últimas décadas para permitir que «o Vale do Côa – Siega Verde (Espanha) sejam mais conhecidos e mais estudados». O projeto prevê investimento na área da investigação científica, com prospeções arqueológicas nos dois países, publicações e a realização de congressos internacionais. E também a melhoria dos recursos tecnológicos da museologia e a conceção de uma grande exposição, destinada a circular pelos museus nacionais de arqueologia em Lisboa e Madrid.
«Trata-se de um projeto muito importante para afirmarmos a missão internacional do projeto cultural do Côa, que é, por natureza um exemplo paradigmático de cooperação transfronteiriça», disse o presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro. A iniciativa é financiada pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, e envolve a Côa Parque, a Direção Geral do Património Cultural da Junta de Castela e Leão e o Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana, de Espanha.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply