A Universidade da Beira Interior (UBI) é a coordenadora do projeto Health2Innovation, cofinanciado pela União Europeia em cerca de 1,5 milhões de euros.
O Health2Innovation tem a missão de inspirar, orientar, treinar e capacitar estudantes e graduados em Ciências Biomédicas, Medicina, Negócios, Engenharias, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outras áreas afins para a melhoria das suas competências digitais, verdes, empreendedoras e interdisciplinares. «O foco desta capacitação estará na saúde digital, literacia de dados, inteligência artificial, cibersegurança, biotecnologia e economia circular, assim como nas habilidades empreendedoras, digitais e sustentáveis», adiantou a UBI. Além do desenvolvimento de um curso avançado, o Health2Innovation tem prevista a criação de um Hub de aprendizagem digital e uma aplicação móvel, assim como um Bootcamp de Inovação em saúde e um programa de aprendizagem em clusters de saúde inovadores, incluindo o Medicon Valley na Dinamarca e Suécia e o norte de Lille, em França.
«Este é um projeto que promete impactar positivamente o sector de saúde europeu e moldar o futuro dos cuidados de saúde. O Health2Innovation não é apenas uma parceria, mas uma promessa de inovação e crescimento», acrescenta a UBI em comunicado. O projeto conta com a colaboração de uma rede diversificada de especialistas, reunindo instituições de ensino superior, centros de investigação, incubadoras, organizações não governamentais e empresas. A 14 entidades do consórcio são oriundas de 12 países europeus (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia). A equipa, liderada por Arminda do Paço, conta com os investigadores Dina Pereira (UBImedical), Helena Alves e João Leitão (Departamento de Gestão e Economia) e ainda com o apoio de Ana Nave e Cátia Bernardino.