Região

UNESCO garante que Serra da Estrela não vai perder classificação de Geopark Mundial por causa do fogo

Escrito por Luís Martins

A Comissão Nacional da UNESCO esclareceu esta sexta-feira que o Estrela Geopark não deverá perder a classificação de Geopark Mundial atribuída à Serra da Estrela apenas por motivos relacionados com os incêndios dos últimos dias.

«Nada indica que o geoparque da Estrela perca tal classificação apenas por motivos relacionados com um fogo florestal», refere uma resposta escrita da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) à agência Lusa. «As avaliações competem às instâncias dos Geoparques Mundiais da Unesco, que as levam a cabo de quatro em quatro anos, para aferir do cumprimento, por parte dos geoparques, dos objetivos e condições que levaram à sua criação, pelo que, não sendo da sua competência, a Comissão Nacional não irá efetuar nenhuma avaliação», acrescenta aquele organismo.

A Serra da Estrela está classificada como Geopark Mundial da UNESCO desde 2020, numa área de 2.216 quilómetros quadrados que abrange os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply