Região

Transumância no Inventário Nacional do Património Cultural em consulta pública

Img 0329
Escrito por ointerior

A inscrição da transumância da Serra da Estrela no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública durante 30 dias, de acordo com o despacho publicado esta quarta-feira no “Diário da República”.
A abertura do processo de consulta pública do projeto de decisão de inscrição desta manifestação tradicional ligada à pastorícia foi determinada pelo presidente do Conselho Diretivo do Património Cultural, João Soalheiro, em 21 de fevereiro. A transumância é uma das maiores deslocações sazonais de ovinos e ocorre todos os anos no início do verão, quando os rebanhos, acompanhados pelos pastores, rumam aos pastos em altitude da Serra da Estrela e ali permanecem durante os meses de estio. Trata-se de uma prática ancestral que ainda se mantém, nomeadamente nos concelhos de Gouveia e Seia, do distrito da Guarda, e que acompanha «as alterações naturais, sociais e culturais das paisagens envolventes», lê-se na fundamentação da candidatura.
De acordo com o despacho publicado, os elementos constantes do processo encontram-se disponíveis para consulta no “site” do Património Cultural ou presencialmente no arquivo da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. «As observações em sede da presente consulta pública devem ser enviadas para o email inpci@patrimoniocultural.gov.pt ou, em alternativa, por correio registado, ao Património Cultural». A decisão sobre o pedido de inventariação ocorrerá 120 dias após o período de consulta pública.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply