Os folguedos já começaram em Trancoso, enquanto se aguarda pelas bodas reais de D. Dinis com Isabel de Aragão, que terão lugar no domingo, pelas 17h15.
Esta sexta-feira, a “Festa da História” arrancou com arruadas, danças e malabares, junto ao pelourinho, bem como a recriação da “Embaixada a Pedro de Aragão”, em que três nobres fidalgos foram enviados ao reino de Aragão para pedir a mão da princesa. Trata-se de uma das mais antigas feiras medievais da região, que regressa ao centro histórico de Trancoso após dois anos de interregno até domingo.
Ao longo dos três dias, o centro histórico da “cidade de Bandarra” proporciona uma viagem no tempo para celebrar o “esposamento” do “Rei Lavrador” com aquela que viria a ficar conhecida como a “Rainha Santa”. O casamento aconteceu em Trancoso a 26 de junho de 1282 e tem sido o mote para esta “Festa da História”, que inclui espetáculos de dança, teatro, comédia e torneios a cavalo, tabernas, artes e ofícios e cortejos pelo centro histórico.
No domingo acontece o momento alto do evento com um cortejo de nobres pelas ruas do burgo, seguindo-se as bodas de Dom Dinis e Isabel de Aragão.