Região

Trancoso em contagem decrescente para as bodas reais de D. Dinis e Isabel de Aragão

Escrito por Luís Martins

Os folguedos já começaram em Trancoso, enquanto se aguarda pelas bodas reais de D. Dinis com Isabel de Aragão, que terão lugar no domingo, pelas 17h15.

Esta sexta-feira, a “Festa da História” arrancou com arruadas, danças e malabares, junto ao pelourinho, bem como a recriação da “Embaixada a Pedro de Aragão”, em que três nobres fidalgos foram enviados ao reino de Aragão para pedir a mão da princesa. Trata-se de uma das mais antigas feiras medievais da região, que regressa ao centro histórico de Trancoso após dois anos de interregno até domingo.

Ao longo dos três dias, o centro histórico da “cidade de Bandarra” proporciona uma viagem no tempo para celebrar o “esposamento” do “Rei Lavrador” com aquela que viria a ficar conhecida como a “Rainha Santa”. O casamento aconteceu em Trancoso a 26 de junho de 1282 e tem sido o mote para esta “Festa da História”, que inclui espetáculos de dança, teatro, comédia e torneios a cavalo, tabernas, artes e ofícios e cortejos pelo centro histórico.

No domingo acontece o momento alto do evento com um cortejo de nobres pelas ruas do burgo, seguindo-se as bodas de Dom Dinis e Isabel de Aragão.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply