Região

Trancoso dá início ao ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021

13
Escrito por Jornal O INTERIOR

A Aldeia Histórica de Trancoso recebe este sábado a primeira atividade do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 com o tema “Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros”.
A festa marca o início deste roteiro de eventos que celebra o património, gastronomia, cultura e tradições das Aldeias Históricas. Em Trancoso, destaque para um concerto de César Prata e Tiago “Sami” Pereira, intitulado do “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”, uma criação original da dupla de músicos, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade local. Gonçalo Annes Bandarra, sapateiro, poeta e profeta, deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais falava do futuro de um povo que se há de cumprir. Sobre ele, disse Fernando Pessoa que «o coração não foi português, mas Portugal».
Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário desta Aldeia Histórica, que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições de Trancoso. Nesse sentido, estão ainda previstos momentos gastronómicos, uma visita guiada, uma mostra de produtos endógenos e uma exposição de fotografia. As inscrições para participar são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas para todo o evento, ou apenas para um momento específico. Os interessados podem fazê-lo no Posto de Turismo de Trancoso, pelo telefone 271 811 147 ou por email para turismo@cm-trancoso.pt e ainda junto da Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal (275 913 395 e email inovacaoaldeiashistoricasdeportugal.com).
A quinta edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” termina a 6 de novembro em Monsanto, passando por Castelo Novo (dia 19), Castelo Mendo (dia 26), Sortelha (3 de julho), Belmonte (10), Almeida (17), Linhares da Beira (31), Castelo Rodrigo (28 de agosto), Marialva (11 de setembro), Piódão (25), Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (6 de novembro).

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply