A Tigelada de Proença-a-Nova foi o doce vencedor de Castelo Branco, na final distrital do concurso gastronómico 7 Maravilhas Doces de Portugal.
O doce típico foi assim selecionado como pré-finalista no concurso transmitido esta terça feira, dia 9, pela RTP 1, em direto desta capital de distrito.
Na corrida estavam também os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, os Coscoréis e Filhós (do concelho da Sertã), Cavacas e Fidalgo de Cherovia (da Covilhã) e Folar de Cereja de Ouro (Fundão), que não passaram à próxima fase.
Amanhã a competição ruma à Guarda, na Praça Velha, local onde será eleita mais uma “maravilha doce” pré-finalista de entre os candidatos deste distrito.
Após a fase distrital serão ainda apurados 20 pré-finalistas através dos votos do público. A estes somam-se oito, que serão repescados pelo júri. Seguem-se depois as duas semifinais, que resultarão na seleção de 14 doces (de entre um total de 28)
A Gala Finalíssima, onde serão anunciados as sete iguarias vencedoras deste concurso está agendada para dia 7 de setembro.