Região

Secretária de Estado inaugurou novas infraestruturas no Colégio do Mondego

As instalações destinadas às visitas íntimas dos reclusos, na extensão do Mondego do Estabelecimento Prisional da Guarda, em Cavadoude, também conhecido localmente como “Colégio do Mondego”, foram inauguradas esta terça-feira.
A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dra. Helena Mesquita Ribeiro, que visitou ainda a Quinta de São Miguel do Estabelecimento Prisional da Covilhã (no Tortosendo). Na Guarda, as obras resultaram em três quartos, sala de espera e gabinete de vigilância. Esta é uma infraestrutura «que se considera importante para preservar laços familiares e evitar situações de rutura, ao mesmo tempo que ajuda a diminuir tensões próprias da vida prisional, facilitando a segurança», de acordo com comunicado da Direção de Serviços de Organização, Planeamento e Relações Externas (pertencente à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).
Os trabalhos foram orientados e coordenados pela Divisão de Infraestruturas e Equipamentos desta Direção-Geral, tendo contado com o contributo de duas empresas privadas. A sua execução foi feita com mão de obra reclusa, «dando-se letra de forma a uma política de formação e preparação para o retorno à vida em sociedade», segundo a mesma nota. Helena Mesquita Ribeiro deslocou-se depois ao Tortosendo. A Quinta de São Miguel do Estabelecimento Prisional da Covilhã (Quinta do Serrabolo) possui 2,21 hectares de área agrícola, sendo uma estrutura produtiva vocacionada para as atividades de suinicultura, vinicultura, hortícola e de pomar na qual trabalham13 reclusos em regime aberto para o interior.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply