Região

Sabugal recebe investimento de 200 milhões de euros em central de energia eólica e fotovoltaica

Sabugal
Escrito por Efigénia Marques

Multinacional RP Global vai instalar unidade com capacidade para produzir 288 megawatts na área da freguesia do Casteleiro

Uma empresa de energias renováveis vai investir até 200 milhões de euros no concelho do Sabugal na construção de uma central que combina a produção de energia eólica e fotovoltaica. O investimento foi anunciado na abertura da quinta edição da ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, que terminou no sábado na cidade raiana.
O projeto vai surgir numa área com cerca de 500 hectares na zona de Valverdinho, na freguesia do Casteleiro, na zona Sul do município que faz fronteira com os concelhos de Belmonte e Covilhã. «É um investimento que surge de muitos contactos, de muitas reuniões e de algum lóbi também que o anterior executivo, do qual era vice-presidente, levou a cabo junto da multinacional RP Global, que conseguimos atrair para o concelho», adianta Vítor Proença, autarca local, a O INTERIOR. Segundo o presidente do município, «a maior dificuldade» inicial era ter uma área disponível de 500 hectares, «mas conseguiu-se ultrapassar essa situação na zona Sul do concelho».
A RP Global ficou em primeiro lugar no leilão de energia promovido pelo Estado português com uma nota de mérito «muito elevada» por concorrer com um projeto «muito bem elaborado e um misto de eólica e painéis fotovoltaicos», que terá capacidade para produzir 288 megawatts, dos quais 74 megawatts em energia eólica e os restantes em painéis fotovoltaicos, acrescenta Vítor Proença. «Para o concelho como o nosso, é um empreendimento de vital importância dadas as dificuldades que enfrentamos para atrair investimento. É um projeto claramente estratégico para a criação de novos postos de trabalho e de empresas que prestem serviços a este projeto», sublinha o edil, que espera que os trabalhos de instalação da central arranquem durante o ano de 2022. «O projeto, já classificado como de interesse municipal, está atualmente nos licenciamentos finais, vamos aguardar que tudo fique pronto», diz ainda, destacando que será «o mote» para o concelho raiano se afirmar na área das energias renováveis.
Realizada no Pavilhão Multiusos do Sabugal, a ENERTECH teve este ano como tema “Desafios da transição energética” e contou com 54 expositores do setor e de produtos locais. Entre quinta e sábado houve demonstrações de equipamentos, “workshops” de sensibilização ambiental, um espaço de divulgação científica e conferências sobre “Biomassa e gestão florestal” e “Desafios da transição energética”. A feira foi organizada pelo município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda, e a Universidade da Beira Interior (Covilhã).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply